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Logística internacional e comércio exterior: como driblar desafios empresariais

Edésio Lopes

 

Logística internacional e comércio exterior: como driblar desafios empresariais


Em todo o mundo, a economia se fortalece pela compra e venda entre países. O comércio internacional aquece o Produto Interno Bruto (PIB) não só do Brasil, e a gestão de compra, entrega e transporte desses itens é o que chamamos de logística.

Quando esse comércio acontece entre países, é da logística internacional que estamos falando. A logística internacional tem um papel importante para estreitar essas relações e facilitar as transações de produtos e serviços. Entretanto, assim como em outros setores, é comum encontrarmos diversos desafios, sejam eles internos ou externos.


O que é logística internacional?


Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo. Ela leva em consideração diversos fatores que influenciam essa prática comercial, tais como o desenvolvimento constante da tecnologia de informação, transporte, movimentação e armazenagem.

O processo de logística tradicional tem um papel estratégico, no qual é necessário lidar com o abastecimento de empresas e distribuição de mercadorias.


Já a logística internacional acontece entre dois ou mais países onde a regulamentação que deve ser seguida para envio de cargas é baseada nas políticas e legislação de comércio exterior.


A logística internacional atua como uma atividade fortemente estratégica, exigindo efetividade, transparência e performance. Ela contribui também para alavancar os resultados da empresa. Porém, se a atuação for falha, pode ser determinante para o fracasso da estrutura empresarial do comércio exterior.


 

Qual a importância da logística internacional no processo de importação e exportação?


Com a globalização, os mercados estão cada vez mais competitivos e com mudanças que vão ocorrendo cada vez mais rapidamente, obrigando as empresas a procurar maneiras que possibilitem a sua sobrevivência. 


Exportar o excedente da produção ou reorientar vendas para o mercado externo pode proporcionar diversificação de receitas e possibilitar posicionamento diferenciado para a empresa. Complementarmente, importação de insumos ou algum produto acabado para compor o mix oferecido poderá colocar a empresa na liderança em seu setor. 


O cumprimento dos procedimentos previstos na logística internacional vai garantir o sucesso da estratégia internacional que a empresa está se propondo em implementar. 


Negociar e garantir transporte e armazenagem internacionais tem suas peculiaridades, mas uma vez aprendidos termos e técnicas específicos colocam o profissional que os domina em um patamar mais elevado de competitividade e que poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil e até em outros países. 


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Alguns objetivos da logística internacional são:


  • centralizar e padronizar as operações

  • minimizar erros e reduzir custos com processos de fluxo de produtos

  • garantir a satisfação do cliente com a mercadoria, seu preço e qualidade, além de prover serviços justos e valor agregado

  • alcançar credibilidade e confiança do cliente e mercado

  • realizar transações comerciais produtivas e rentáveis

  • atingir metas definidas pela empresa

  • melhorar relacionamento com clientes e fornecedores

  • controlar o percurso de entrega e/ou recebimento de mercadoria


 

Saiba como funciona a logística internacional em uma empresa


Na prática, o objetivo da logística internacional nas empresas é desenvolver processos no comércio exterior de maneira otimizada e assertiva. A principal meta continua a mesma da logística empresarial, que estabelece em entregar para o cliente a melhor qualidade de serviço com menor custo. Os aspectos internacionais elevam o desafio de conduzir o trabalho coordenado em todos os aspectos.


É relevante manter todos os fluxos logísticos atualizados, que são: fluxo informativo, fluxo material e fluxo financeiro. Todas estas dimensões são essenciais, mas empresas com serviços prestados com diferencial em relação ao fluxo informacional ganham preferência entre seus clientes.


Tratando-se de operações internacionais, que são mais complexas por conta de distâncias geográficas maiores, idiomas e culturas diferentes e frequente uso de transporte multimodal, fornecer informações precisas para parceiros e clientes é de extrema importância. Assim, os investimentos em tecnologia da informação serão recompensadoras, pois vão proporcionar acuracidade e qualidade de informação, elevando o nível de serviço logístico.



Em relação aos fluxos material e financeiro todos os cuidados serão necessários para evitar erros e até mesmo prejuízos financeiros às empresas envolvidas.


 

Legislação e processos de transporte: saiba como a logística internacional atua


Por se tratar de acordos internacionais, a logística precisa ser de acordo com a legislação de cada país onde essa mercadoria estará em trânsito. Para que não existam tantas barreiras, foram elaboradas algumas normas gerais que são utilizadas mundialmente.


É necessário que a gestão da logística internacional tenha as informações referentes ao transporte de cargas, como:


  • embalagem e garantia da carga;

  • armazenamento e transporte de mercadorias perigosas;

  • armazenamento e transporte de bens ou produtos perecíveis para consumo humano; e

  • transporte de espécies protegidas.


 

Todos os direitos do blog.ipog.edu.br e seu redator Edésio Lopes


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